segunda-feira, 29 de outubro de 2012

desnutriçao


Desnutrição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
desnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada, hipocalórica e hipoproteica. Também pode ser causada por má-absorção de nutrientes ou anorexia. Tem influência de fatores sociais, psiquiátricos ou simplesmente patológicos. Acontece principalmente entre indivíduos de baixa renda e principalmente as crianças de países subdesenvolvidos.

Consequências

Coração: o coração perde massa muscular, assim como os outros músculos do corpo. Em estágio mais avançado há insuficiência cardíaca e posteriormente morte.
Sistema imune: torna-se ineficiente. O corpo humano não vai ter os nutrientes necessários para produzir as células de defesa. Logo, é comum infecções intestinais subsequentes, respiratórias e outros acometimentos. A duração das doenças é maior e o prognóstico é sempre pior em comparação a indivíduos normais. A cicatrização é letificada.
Sangue: É possível ocorrer um quadro de anemia ferropriva relacionada à desnutrição.
Trato gastro-intestinal: há menor secreção de HCl pelo estômago, tornando esse ambiente mais propício para proliferação bacteriana. O intestino diminui seu ritmo de peristalse e a absorção de nutrientes fica muito reduzida.

[editar]Solução

A desnutrição não é um problema difícil tampouco caro de se resolver. Segundo Dr. Hugo, do ponto de vista nutricional as soluções são simples e baratas, porém elas precisam vir acompanhadas de mudanças também no quadro social. Para ele, a solução passa pela reeducação alimentar da criança e da família, acompanhada de uma estruturação social que possibilite a esse grupo familiar manter a qualidade de vida. "Vai além de tirar a criança do quadro de desnutrição, é uma questão, política, social e educacional", diz.
Uma opção que tem mostrado resultados é a alimentação alternativa. A ideia começou a ser disseminada pela Pastoral da Criança, e consiste no aproveitamento máximo dos alimentos, evitando desperdícios e buscando novas fontes de nutrientes. A mais conhecida é a multi-mistura, feita com farelos (de arroz e de trigo), da moagem de folhas verdes (de mandioca, batata-doce, abóbora) e de sementes (de girassol, melancia, etc.), tudo isso moído, tostado e peneirado vira uma rica fonte de nutrientes.
Outro trabalho que vem trazendo soluções no Estado é o Projeto Ser Criança. Ele procura dar um atendimento integral às gestantes e às crianças de 0 a 6 anos, com o objetivo de aumentar o Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) e diminuir a mortalidade. Para tanto, o projeto envolveu três secretarias estaduais: da Saúde, da Educação e do Combate à Pobreza. A meta é atingir todos os municípios sergipanos até 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário