segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Hortifrutigranjeiros no supermercado



1)Qual é a primeira atitude que devemos tomar antes de adquirirmos um produto?
Ver a data de fabricação e validade , no caso de frutas e verduras analisar se tem alguma lesão ou podridão na mercadoria
2)Comente sobre as lesões sofridas pelas frutas legumes e verdura (mecânica ataque de microorganismo e bactérias)
Lesões Mecânicas – São pequenos defeitos como cortes ou amassados, superficiais ou profundos. Aquelas manchas que costumam apresentar cor mais escura e amolecimento da parte afetado Lesões por Ataque de Microorganismos – Este tipo de lesão está associada diretamente as Boas Práticas utilizadas durante o plantio e a colheita. Os microorganismos são transmitidos através do ar, solo, água, ar, equipamentos utilizados nos campo e adubos orgânicos. As Bactérias atacam mais freqüentemente os legumes e as verduras. Amultiplicação das bactérias é muito rápida e em poucas horas o produto estará completamente estragado apresentando uma massa líquida e mal cheirosa.
3) Como a legislação brasileira trata da defesa do consumidor e como ela é considerada?
A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA QUE TRATA DA DEFESA DO CONSUMIDOR É CONSIDERADA UMA DAS MAIS MODERNAS DO MUNDO E, DEVE-SE DESTACAR QUE O NÍVEL DE INFORMAÇÃO DA POPULAÇÃO VEM AUMENTANDO, O QUE TEM IMPLICADO DIRETAMENTE EM UM NÚMERO CADA VEZ MAIOR DE AÇÕES JUDICIAIS EM BUSCA DE INDENIZAÇÕES.
4) O que ela prevê e qual é esta lei?
A LEI N.º 8.078/90, (CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR), EM SEUS ARTIGOS 12 E 14, PREVÊ A RESPONSABILIDADE DO FABRICANTE, PRODUTOR, CONSTRUTOR E FORNECEDOR DE SERVIÇOS PELA REPARAÇÃO DOS DANOS CAUSADOS...
5) Comente sobre o artigo 159 do novo código civil.
NESSE ASPECTO, O ART. 159 DO NOVO CÓDIGO CIVIL, AO DETERMINAR QUE TODO AQUELE QUE,POR ATO ILÍCITO, CAUSAR PREJUÍZO A OUTREM, FICA OBRIGADO A REPARAR O DANO, OS ESTABELECIMENTOS PODERÃO SER DEMANDADOS JUDICIALMENTE EM BUSCA DE RESSARCIR OS DANOS CAUSADOS EM VIRTUDE DA COMERCIALIZAÇÃO DE UM ALIMENTO CONTAMINADO.
6) Qual é o tempo necessário que tenho para fazer as reclamações e quais são os itens que devo observar antes. 
O QUANTO ANTES DEVE SER FEITA A RECLAMAÇÃO, DE PREFERÊNCIA NO MESMO DIA,UMA VEZ QUE AS PROVAS DA CONTAMINAÇÃO PODERÃO DESAPARECER OU SIMPLESMENTE SEREM CO AMBIENTES COM BICHOS, SUJEIRA, FUNCIONÁRIOS DOENTES, A NÃO OBSERVÂNCIA DE PROCEDIMENTOS ADEQUADOS NO MANUSEIO DOS ALIMENTOS, SÃO OBJETOS DE DENÚNCIAS
7)Explique como deve ser feita a higiene das frutas.
Mantenha sempre limpos os expositores, bem como o chão em volta deles;Vigilância constante no depósito para evitar pragas e outros focos de contaminação.
8) Comente sobre as caracteristicas dos alimento  e suas freqüentes alterações.
As frutas devem estar frescas, íntegras e firmes;O tamanho, forma, cor, odor devem ser próprios;Estar livres de danos mecânicos, físicos e biológicos;Não devem apresentar sujeira de espécie nenhuma; Devem estar firmes e intactas, sem manchas escura
Os legumes não podem apresentar rachaduras, perfurações, cortes, amassados ou batidos;Devem estar livres de resíduos do campo; Ausência completa de bolores e sem odor desagradável.
As verduras : as folhas devem estar verdes, frescas e sem defeitos ou descoloração;As folhas externas devem estar limpas e viçosas, sem terra, insetos ou larvas;Sem danos físicos, mecânicos ou biológicos.

9)Como deve ser  feita a estocagem correta dos produtos flv?
Para diminuir a atividade metabólica dos produtos durante o armazenamento, há um controle rigoroso da temperatura TEMPERATURAS BAIXAS DIMINUEM O PROCESSO METABÓLICO E TAMBÉM A MULTIPLICAÇ ÃO DE MICROORGANISMOS QUE  ATACAM OS PRODUTOS HORTIFRUTI.
10) Diferencie e cite as frutas climatéricas e as não climatéricas.
Frutas não climatéricas (ou seja, não adianta comprá-las verdes): cereja,  frutas cítricas.pepino, romã,  amora,
Frutas climatéricas (continuam a amadurecer):maçã, damasco, abacate,  banana,  mirtilo,figo, goiaba,  kiwi,
11) Comente sobre as frutas que liberam mais gás etileno e as mais sensíveis a esse gàs.
As frutas climatéricas, que amadurecem depois de colhidas, são muito sensíveis ao gás etileno, aquele liberado durante a atividade metabólica das frutas.As frutas não climatéricas, também sofrem com o gás etileno e podem ficar amareladas ou perder a cor se armazenadas perto das frutas que liberem muito gás. O mesmo acontece com os legumes e verduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário