segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pirâmide Alimentar

A importância da pirâmide alimentar
26/09/2011
tamanho do texto
Para manter bons hábitos na alimentação, é importante conhecer as bases da Pirâmide Alimentar, uma espécie de guia que mostra os alimentos, suas funções no organismo e quais as propriedades de cada um com a indicação de prioridade no consumo. 
Para o médico nutrólogo Ênio Cardillo, a pirâmide alimentar é o resultado de um consenso das autoridades em nutrição no mundo. “O objetivo é a promoção da saúde. O estilo de vida – incluídos os exercícios físicos e a alimentação adequada – previne contra diversas doenças como aterosclerose, câncer, diabetes, hipertensão, doenças do aparelho locomotor, entre outros. Ela é o resultado de estudos epidemiológicos sobre diversas doenças”, explica.
 
Como ela funciona:
 
Na base da pirâmide alimentar brasileira estão os alimentos que são fontes de carboidratos, que tem como função principal fornecer energia para o corpo cumprir suas funções básicas de funcionamento e todas as outras atividades realizadas pelo ser humano.
No segundo plano estão as frutas e verduras que são responsáveis por fornecer, em sua maioria, as vitaminas e minerais que são chamados de micronutrientes e tem a função de manter o bom funcionamento de todas as funções do organismo.
No terceiro plano estão os alimentos fontes de proteínas que são as carnes, leite, ovos e leguminosas, responsáveis pela composição de todos os tecidos do corpo, desde músculos, pele, cabelo, unhas, etc.
E, no topo da pirâmide, por isso em menor quantidade, as gorduras saturadas e doces refinados, que, consumidos com exagero, são prejudiciais à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário